É comum ouvirmos algumas pessoas associarem pobreza com má educação ou incapacidade, o que é um grande engano e um enorme preconceito, este que vem arraigado…
- Ideologia! Eu quero uma para viver”, dizia Cazuza em sua música Ideologia. Segundo alguns, esse grande nome da música brasileira não era apenas um cantor,…
Como professor de história, deixo aqui uma pequena reflexão, assim desejo que não incomode a ninguém, pois é mesmo apenas um desabafo. É para ficar deveras…
Depois de algumas décadas de existência eu ainda continuo tendo muitas curiosidades, e como todo bom curioso, ando me corroendo por dentro com vontade de responder…
Convivemos com inúmeras pessoas, com as que conhecemos, com as que desconhecemos e com aquelas que pensamos que conhecemos. Mas quem conhecemos de verdade? Amigos, vizinhos,…
Todo mundo é comentarista! Todos têm o que dizer, resmungar e apontar os erros. Cada um é dono da verdade, pelo menos pensa assim. Lemos uma…
-“Ser ou não ser, eis a questão!”. Essa não é somente a dúvida pessoal de Hamlet, personagem sheakesperiano, mas também a de muita gente. O que…
Um dia desses eu estava lendo num livro de História que na Roma antiga havia uma prática utilizada pelos imperadores para agradar o povo, fazê-lo esquecer…
Tudo está em constante movimento, em crescentes transformações, são muitas mudanças no decorrer de cada segundo, insistentemente. Quando retornamos a um lugar depois de algum tempo…
O mundo está mudando muito e para melhor, a cada dia que passa, apesar de vários de seus habitantes insistirem em repetir os mesmos erros, apontando…
Máfia das sanguessugas!... Licitações fraudadas!... Muitas divisas em fugas, Nossa política forjada. Não é nenhuma poesia que se preze, e eu preferia falar de poesia, das…
Desde criança tenho ouvido os mais velhos exporem sua preocupação com os jovens, classificando-os de imaturos, irresponsáveis e desordeiros. Quando me tornei jovem, adolescente (aborrecente!), passei…